Academia

R. Paris, 151
It. Norte - Blumenau

Natação e Hidroginástica

R. 4 de Fevereiro, 327
It. Norte - Blumenau

QUADRA DE TÊNIS

R. 4 de fevereiro, 327
It. Norte - Blumenau

Dieta low carb: benefícios, cuidados e alimentos

A dieta low carb caiu no gosto popular e tem cada vez mais adeptos. Trata-se de uma estratégia nutricional que visa tanto a perda de peso, quanto o controle de algumas doenças, como o diabetes, por exemplo.

Low carb significa baixo carboidrato e é exatamente isso que essa abordagem propõe, que o consumo de carboidratos seja o menor possível. É importante ressaltar, contudo, que uma redução extrema dos carboidratos pode ter consequências para a sua saúde e deve sempre ser acompanhada de um(a) nutricionista.

O que é a dieta low carb?

Uma dieta low carb é uma dieta com redução de carboidratos. Permanecem gorduras saudáveis, proteínas e alimentos com baixa quantidade de carboidratos.

Em uma alimentação convencional, cerca de 50% do que é ingerido são carboidratos. Em low carb, propõe-se que este macronutriente componha entre 45% e 5% da alimentação.

Alimentos da dieta low carb: o que comer?

Quem inicia uma dieta low carb sempre tem muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode comer.

são permitidas gorduras boas, proteínas e alimentos com baixa quantidade de carboidrato. Neste caso, podemos citar carnes, ovos, oleaginosas e frutas com baixo teor de carboidratos, por exemplo.

Há alimentos proibidos? Sim! “Algumas frutas ricas em carbos, todos os cereais, como pão, massas, biscoitos, algumas leguminosas mais ricas em carboidratos como feijão, lentilha, ervilha, todos os doces, açúcares, sobremesas.

 Alimentos permitidos

1) Carnes: carnes in natura têm praticamente zero em carboidratos, mas não compre carnes já temperadas, nem nuggets ou salsichas, por exemplo.

2) Verduras: todas as folhas verdes, brócolis, tomate, cebola, chuchu, aspargo, palmito, berinjela, quiabo, entre outros.

3) Frutas low carb: frutas com baixo teor de carboidrato, como frutas vermelhas, limão, coco e abacate, por exemplo.

4) Ovos: ovos de todos os tipos (cozidos, mexidos, fritos).

5) Queijos: os queijos têm diferentes teores de carboidratos, por isso evite os brancos, que têm mais lactose, que é o açúcar do leite.

6) Gorduras boas: utilize azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco.

  Alimentos de consumo moderado

1) Frutas: deve-se ter cuidado com as frutas porque elas contêm carboidratos, em razão da frutose, seu açúcar natural.

2) Oleaginosas: precisam ser consumidas moderadamente, pois contêm gordura: nozes, castanhas, amendoim, amêndoas, pistaches, etc.

3) Industrializados: devem ser evitados, pois, de maneira geral, são ricos em conservantes e gorduras trans.

Alimentos proibidos

1) Leguminosas: feijão, lentilha e ervilha, por exemplo, devem ser evitados pelo seu teor de carboidratos.

2) Açúcar: não consumo açúcar de nenhuma espécie. Mesmo o mel, demerara, açúcar mascavo ou de coco, continuam sendo açúcares.

3) Farinha de trigo: nem branca, nem integral. Não consuma nada que contenha farinha de trigo, como pães e bolos, etc.

4) Arroz: não deve ser consumido porque tem alto teor de carboidrato.

Cardápio

Um cardápio low carb precisa ser balanceado para que se coma os nutrientes necessários. Também é importante considerar as preferências de cada pessoa. Afinal, não funcionará um cardápio que contenha ovos no café da manhã e no jantar, se a pessoa não gosta ou não está habituada a consumir ovos, por exemplo.

Se sentir fome entre as refeições, pode fazer um lanche, comendo uma fruta low carb, um ovo cozido, oleaginosas ou uma fatia de queijo, por exemplo.