Atividade física e gestação

Engravidei! 
Como fica a academia?

Será que posso fazer atividade física? Segundo o Colegio Americano de Medicina do Esporte o ACSM (American College of Sports Medicine), sim você pode e deve fazer atividade física durante a gestação.
O exercício na gestação ajuda a reduzir o desenvolvimento de condições patológicas relacionados à gestação, como a hipertensão e o diabetes melito gestacional, o período pós-parto também é mais confortável para as gestantes que praticam atividade física.

O ACSM recomenda que a gestante se exercite entre 3 e 4 dias na semana, com intensidades leve ou moderadas de acordo com o condicionamento da gestante anteriormente a gestação, alguns cuidados devem ser tomados durante a pratica da atividade física, mas estes variam de gestante para gestante, outros cuidados são relacionados as desconfortos sentidos durante a gravidez e postura para a realização dos exercícios propostos pelo profissional.

É importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física na atividade, pois este saberá direcionar você para a melhor pratica de atividade durante a gestação. Seu médico também deve estar de acordo com a prática de atividade física.

Então acabaram as desculpas para não fazer atividade física durante a gestação, vamos aproveitar esse período tão importante na vida e vamos manter ou iniciar mais um hábito saudável.

Dalton Meyer
Educador Físico
Cref: 047751-G/RJ
Fonte: Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. www.acsm.org