A acelga é uma hortaliça super nutritiva, que possui um sabor diferente, porém, muito gostoso. Também recebe outros nomes como beterraba branca, couve Roman e espinafre morango.
Existem vários tipos de acelga, suas principais características são o caule grosso e a folha lisa ou enrugada, além de possuir muitas colorações. Seu gosto é meio amargo e picante. Seus benefícios são imensos, principalmente, para o controle do açúcar no sangue e para inflamações, além de ser ótimo para quem está de dieta, já que contém apenas 35 calorias.
Curiosidades:
1) A acelga foi descoberta por um botânico suíço. Atualmente, ela é muito popular nos países do Mediterrâneo.
2) Faz parte da família Chenopodiaceae, a mesma da beterraba e espinafre. Também é classificada como Beta vulgaris.
3) A acelga é considerada um dos vegetais mais nutritivos do mundo, só perdendo para o espinafre.
4) A acelga é usada como o principal alimento na Coréia. A comida se chama Kimchi que é acelga refogada no tempero apimentado. Kimchi é tão nutritivo que é uma das comidas mais demandadas no mundo inteiro.
Veja a partir de agora, os principais beneficios da acelga.
1) Regula o nivel de açúcar no sangue – Devido a esse surpreendente benefício, a acelga é indicada para quem sofre de diabetes. Isso se deve a presença de ácido siríngico que bloqueia a ação de uma enzima responsável por aumentar a produção de açúcar no sangue. O fato desse legume ser rico em proteínas e fibras – cerca de 3 gramas por copo – reduz o tempo dedigestão e ajuda no funcionamento correto do sistema digestivo o que automaticamente equilibra o açúcar no organismo.
2- Anti-inflamatório natural
Estudos comprovam a grande capacidade da acelga como anti-inflamatório. Por conter quantidades significativas de vitamina C, ela é capaz de prevenir inflamações crônicas. Esse tipo de inflamação provoca condições graves, como obesidade, hipertensão e aterosclerose. E a acelga atua no fortalecimento do sistema imunológico.
3- Melhora a saúde dos ossos
Quando o assunto é fortalecer os ossos, logo pensamos em consumir cálcio, mas a acelga vai, além disso, ela também fornece vitamina K e magnésio. Essa vitamina diminui a atuação das células que danificam os ossos. O organismo por sua vez, transforma vitamina K1 em K2 que contribui para a produção da proteína não-colágeno da estrutura óssea. Tudo isso promove a saúde dos ossos.
4- Diminui a pressão arterial
Algumas pesquisas confirmaram que alimentos como a acelga, que contém nitratos dietéticos diminuem a pressão arterial. Ainda, a presença de magnésio, cálcio e potássio reduzem a quantidade de sódio do corpo e dilatam as artérias. E isso é muito bom para a saúde vascular.
5- Previne o câncer
Os antioxidantes ricamente presentes na acelga agem na prevenção do câncer. Eles são capazes de combater a ação dos radicais livres. Também podemos dizer que a própria clorofila da acelga luta contra os causadores do cancro. Além disso, os fitonutrientes zeaxantina, luteína, beta-caroteno e as vitaminas E e C tem se mostrado eficaz em evitar o câncer, principalmente o de cólon.
6- Melhora o desempenho físico
Mais uma vez, os nitratos dietéticos também aumentam a resistência durante a atividade física. Isso se deve á oxigenação aumentada dos músculos, o que consequentemente aumenta o tempo de exercício, já que você terá mais disposição para fazê-lo.
7- Potencializa o cérebro
Esse vegetal é muito bom para o cérebro, porque acelera o desenvolvimento. A explicação está no fato da acelga possuir vitamina K e potássio em quantidades generosas. Isso melhora as habilidades cognitivas, sendo ideal para o consumo de estudantes ou para quem irá prestar vestibular.
8- Previne a anemia
A anemia é muito comum em pessoas que se alimentam mal, justamente porque não ingerem ferro e nem cobre. Mas a acelga melhora a produção de glóbulos vermelhos, o que aumenta a circulação de sangue para os órgãos.
9- Melhora a visão
Nesse caso, o fitonutriente beta-caroteno tem se mostrado eficaz para a visão. Ele previne a degeneração macular, cegueira e glaucoma. Sendo excelente para todas as pessoas, mas principalmente para idosos.
10- Deixa o cabelo saudável
Quem diria que acelga é boa para o cabelo! A biotina, principal componente para a melhora das madeixas, aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando os folículos capilares. Os resultados são notáveis, pois aumenta o brilho, a textura dando um aspecto mais saudável.